Pular para o conteúdo principal

Dicas básicas: Boas práticas de como usar o Twitter

Não adianta negar que o Twitter é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e apesar de não ter (ainda) sua tradução web para o português brasileiro é bastante utilizado no Brasil, até porque existe técnicas de usá-lo em português através de scripts. Pois bem, se você ainda não conhece é bom procurar conhecer e não ficar só no velho orkut.

Agora, para aqueles que já usam o twitter ou estão iniciando aí vão umas dicas básicas de como usá-lo corretamente e não fazer feio na rede social. Irei mostrar alguns recursos nativos do twitter que muitos ainda não conhecem ou não exploram o suficiente.
-----
-----
- O que é o Twitter?

O Twitter é uma rede social, criado em 2006, que permite o usuário enviar e receber atualizações de outros contatos com textos de até 140 caracteres, essas mensagens são conhecidas como tweets, ou seja, o twitter é uma rede de informações em tempo real, que conecta as últimas informações sobre o que você acha interessante.

Obs.: Estou me baseando na versão mais atual do Twitter traduzido para o "Inglês", nas outras traduções e versões as palavras podem variar de acordo com o idioma ou versão escolhida.

- Following, Followers, Timeline e (Un)Follow

O primeiro passo no twitter é clicar em "Follow" (seguir) no perfil dos usuários de seu interesse para começar a acompanhar as atualizações através da timeline, que é a página principal onde você acompanha as atualizações, conhecida como twetts (mensagens). As pessoas que você segue são chamadas de Following (seguindo). Quando você quer parar de receber atualizações de um perfil basta clicar em "Unfollow" (parar de seguir) no perfil do usuário.

Você deve divulgar seu perfil e aguardar que seus amigos e pessoas interessadas nos seus tweets possam lhe seguir, essas pessoas que seguem você são chamadas de Followers (seguidores).

- Reply, Mentions e Mensagens Diretas (DM)

Quando você sente a necessidade de responder uma atualização dos seus Followings ou apenas enviar uma mensagem a um amigo, você clica em "reply", esta opção está abaixo da mensagem que foi enviada, outra maneira é colocando o nome de usuário (@nomedoperfil) no inicio do tweet que você quer enviar.
Para ver os usuários que fizeram citações do seu usuário (@seunome) em um tweet ou lhe enviaram uma mensagem, basta clicar na opção "@Mentions" (ao lado da opção timeline).
Você pode enviar uma mensagem para qualquer pessoa através do Reply, sendo que todas as pessoas podem ver, mas se você quiser enviar uma mensagem exclusivamente a um amigo, utilize a opção "Messages" (Mensagens Diretas - DM), desta maneira somente seu amigo e você poderá ver a mensagem, ou seja, é uma espécie de mensagem privada. Para usar este recurso você deve estar seguindo ele e vice-versa.

- Retweets ou RT

Esse tópico é bastante importante, visto que estou cansado de ver usuários dando retweets erroneamente, complicando a vida de quem vai ler. Mas, isto é muito simples! =D
O Retweet nada mais é do que um twett que recebemos de alguém e repassamos para os nossos seguidores (followers) também terem acesso a essa informação, é uma forma gentil de repassar notícias interessantes, engraçadas e relevantes dando os créditos ao autor original.
Veremos duas maneiras de retuitar uma mensagem:
1. Clicando em retwett abaixo da mensagem (tweet) recebida, repassando desta maneira a mensagem exatamente como foi enviada para todos os seus followers;
2. Outra maneira é fazendo comentários no tweet enviado, para isso você deve colocar RT antes do usuário que enviou a mensagem e fazendo o comentário depois do tweet original ou antes do RT. 
- Veja um exemplo de comentário antes do RT:
       Visito toda semana! RT @kelvinpinho: obrigado por acessar meu blog.
- Veja um exemplo de comentário depois do RT:
       RT @kelvinpinho: obrigado por acessar meu blog. // até a outra semana.
Neste tipo de retweet você pode separar o tweet do comentário por barras ou qualquer outro caracter.


Para ver as suas mensagens que foram retuitadas, vá em "Retweets" > "Your tweets, retweeted". Aparecerá as suas mensagens que foram retuitadas e ao clicar em cima do tweet você verá os perfis que deram retweet.

- #FF - Follow Friday

Quando chega a sexta-feira você deve ver muitas mensagens com essas letras: #FF, isso significa Siga Sexta, ou seja, são indicações ou sugestões de perfis que você poderá seguir.
Aqueles amigos ou perfis que tuitam coisas interessantes, engraçadas... você pode sugerir para seus Followers também seguirem, veja o exemplo:
   #FF @kelvinpinho @acreti @ipeevoce

- Hashtag (#)

Um caracter que você ver bastante nas mensagens é o "jogo da velha", cerquilha ou sustenido (#). Este vem antes de algumas palavras - ex.: #blog - e é chamado de Hashtag. Muito usado para organizar em grupo assuntos, temas, palavras que são bastante comentadas no twitter e que possa ser acompanhado por pessoas que tenham o mesmo interesse. É uma maneira de conectar tweets de mesmo interesse ou tema específico. Desta maneira, fica mais fácil encontrar mensagens de assuntos relacionados.

Gostou? Então siga-me no Twitter: @kelvinpinho
Dúvidas e sugestões comentem neste post. 
Até a próxima!


▲ Topo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erro durante instalação do Windows 7: O Windows não pôde definir informações de localidade offline.

Ambiente: Instalação do Sistema Operacional Windows 7 Home Basic, Starter, Professional, Home Premium; Problema: Aparece a mensagem: "O Windows não pôde definir informações de localidade offline. Código do erro:0×80000001" Possiveis Soluções: Instalar os sistemas acima citados no idioma inglês; Caso, continue aparecendo o erro, instalar o Windows 7 Ultimate em português, no qual não apresentará nenhum problema, caso persista o erro, instalar o Ultimate em inglês. A última solução é a substituição da mídia de Instalação. ▲ Topo

Desligando o Windows pela Linha de Comando (Prompt de Comando)

Talvez poucas pessoas sabem, mais podemos desligar ou reiniciar o computador simplesmente pela linha de comando, através do Prompt do Windows. Além disso, você pode agendar o windows para fazer o desligamento na hora programada. Isto tudo devido a um utilitário nativo do windows chamado Shutdown.exe. Vamos entender isso. Primeiro conheceremos as opções do shutdown: -l Exibir interface GUI; deve ser a primeira opção -s Desligar o computador -r Reiniciar o computador -a Anular desligamento do sistema -m \\computername Computador remoto a ser desligado/reiniciado/anulado -t xx Definir tempo limite para desligamento como xx segundos -c “comment” Comentário sobre desligamento (máximo de 127 caracteres) -f Força o encerramento da execução de aplicativos sem avisar -d [u][p]:xx:yy Código de razão para o desligamento u é o código de usuário p é um código de desligamento planejado xx é o código de razão principal (número inteiro positivo menor que 256) yy é

REFLEXÃO: Perdão e Misericórdia

Como conseguimos viver com mau-humor, rancores e raivas em nossos corações? Que Cristões somos nós? Diante de tantas situações que observo e hoje sendo um dos últimos dias do ano, venho fazer essa reflexão, já que estamos vivendo um período de renovação e reflexão interior, o natal nos trás isso e a virada de ano novos Sonhos, novas expectativas e novas esperanças. Mas, como estamos buscando isso? Eu sei como é difícil quando alguém nos faz mal, sobe nossa temperatura, nos descontrolamos e temos aquele momento de raiva ou aquele período de tristeza pelo o acontecido, mas uma coisa que louvo a Deus por ter em mim é que eu busco me sentir bem com o meu próximo, com meu irmão. É perdoar e pedir perdão (mesmo considerando está certo). Poderíamos escrever milhares de linhas sobre esse assunto, podemos dizer várias opiniões sobre isso e você deve ter a sua. Mas, a reflexão deste fim de ano aqui é como perdoar o irmão e viver com o coração limpo e sem ressentimentos? Não é fácil (e difi