Pular para o conteúdo principal

Desligando o Windows pela Linha de Comando (Prompt de Comando)

Talvez poucas pessoas sabem, mais podemos desligar ou reiniciar o computador simplesmente pela linha de comando, através do Prompt do Windows. Além disso, você pode agendar o windows para fazer o desligamento na hora programada. Isto tudo devido a um utilitário nativo do windows chamado Shutdown.exe. Vamos entender isso.

Primeiro conheceremos as opções do shutdown:
  • -l Exibir interface GUI; deve ser a primeira opção
  • -s Desligar o computador
  • -r Reiniciar o computador
  • -a Anular desligamento do sistema
  • -m \\computername Computador remoto a ser desligado/reiniciado/anulado
  • -t xx Definir tempo limite para desligamento como xx segundos
  • -c “comment” Comentário sobre desligamento (máximo de 127 caracteres)
  • -f Força o encerramento da execução de aplicativos sem avisar
  • -d [u][p]:xx:yy Código de razão para o desligamento
    • u é o código de usuário
    • p é um código de desligamento planejado
    • xx é o código de razão principal (número inteiro positivo menor que 256)
    • yy é o código de razão secundário (número inteiro positivo menor que 65536)
Um exemplo, seria se você quisesse desligar o computador em 30 segundos, teria que digitar o seguinte comando no MS-DOS:
shutdown -s -t 30
Após este comando, aparecerá uma janela informando o desligamento e a contagem regressiva de 30 segundos para o desligamento automático. Se você desejar somente reiniciar o computador, invés de utilizar o comando "-s" deverá utilizar a chave "-r". Para anular (cancelar) o desligamento ou a reinicialização do sistema, utilize o seguinte comando:
shutdown -a
- Como programar (agendar) o desligamento do computador

Basta fazer um script batch para que possamos automatizar esse comando através das Tarefas Agendadas do Windows XP:

Abra o Bloco de Notas e digite o comando referente ao desligamento ou reinicialização do sistema e, em seguida, salve o arquivo com a extensão .BAT.
Arquivos .BAT ou BATCH são arquivos de lote que contém comandos para execução de tarefas e o Windows irá interpreta-lo linha por linha.
Agora que você já possui o arquivo .BAT com o comando para desligar ou reiniciar o sistema. Vamos às Tarefas Agendadas. 
Em "Iniciar >> Todos os Programas >> Acessórios >> Ferramentas do Sistema >> Tarefas agendadas". Clique em “Adicionar tarefa agendada”. Lá você deverá selecionar o arquivo .BAT que você criou e selecionar as opções para execução da tarefa.

Lembre-se de sempre colocar um tempo para o desligamento do Windows XP (-t xx), pois, caso haja algum imprevisto e o computador esteja em uso durante a execução da tarefa, você poderá cancela-la através do comando “shutdown -a” diretamente na caixa “Executar” do Windows ou através do prompt de comando.

▲ Topo

Comentários

Postar um comentário

Deixe sua Opinião sobre o assunto. Seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

Erro durante instalação do Windows 7: O Windows não pôde definir informações de localidade offline.

Ambiente: Instalação do Sistema Operacional Windows 7 Home Basic, Starter, Professional, Home Premium; Problema: Aparece a mensagem: "O Windows não pôde definir informações de localidade offline. Código do erro:0×80000001" Possiveis Soluções: Instalar os sistemas acima citados no idioma inglês; Caso, continue aparecendo o erro, instalar o Windows 7 Ultimate em português, no qual não apresentará nenhum problema, caso persista o erro, instalar o Ultimate em inglês. A última solução é a substituição da mídia de Instalação. ▲ Topo

REFLEXÃO: Perdão e Misericórdia

Como conseguimos viver com mau-humor, rancores e raivas em nossos corações? Que Cristões somos nós? Diante de tantas situações que observo e hoje sendo um dos últimos dias do ano, venho fazer essa reflexão, já que estamos vivendo um período de renovação e reflexão interior, o natal nos trás isso e a virada de ano novos Sonhos, novas expectativas e novas esperanças. Mas, como estamos buscando isso? Eu sei como é difícil quando alguém nos faz mal, sobe nossa temperatura, nos descontrolamos e temos aquele momento de raiva ou aquele período de tristeza pelo o acontecido, mas uma coisa que louvo a Deus por ter em mim é que eu busco me sentir bem com o meu próximo, com meu irmão. É perdoar e pedir perdão (mesmo considerando está certo). Poderíamos escrever milhares de linhas sobre esse assunto, podemos dizer várias opiniões sobre isso e você deve ter a sua. Mas, a reflexão deste fim de ano aqui é como perdoar o irmão e viver com o coração limpo e sem ressentimentos? Não é fácil (e difi