Pular para o conteúdo principal

Deputados avaliam regulamentação de profissionais de TI

As profissões de analista de sistemas e técnico em informática serão regulamentadas se o Senado e a Câmara aprovarem o projeto de lei do Senado (PLS) 607/07, do então senador Expedito Júnior (PR-RO). Atualmente a proposta aguarda a decisão final, em turno suplementar, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde é relatada pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

De acordo com o texto em exame na CAS, a profissão de analista de sistemas seria exercida por pessoas diplomadas em análise de sistemas, ciência da computação, processamento de dados ou engenharia de software. Também estariam autorizados os profissionais que tenham exercido a profissão comprovadamente por, pelo menos, cinco anos, assim como os que tiverem feito graduação no exterior e revalidado seus diplomas no Brasil.

A responsabilidade técnica por projetos e sistemas para processamento de dados, informática e automação, assim como a emissão de laudos, relatórios e pareceres técnicos seria privativa de analista de sistemas.
Já a profissão de técnico em informática, ainda de acordo a proposta, seria exercida por profissionais com curso técnico de informática ou de programação de computadores (em nível de ensino médio ou equivalente) e por quem tenha exercido essa profissão, comprovadamente, por pelo menos quatro anos.

Esses profissionais teriam, ainda segundo a proposta, uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Compensação de horários e redução da jornada poderiam ser feitas mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. Para os profissionais com atividades com esforço repetitivo, a jornada seria de 20 horas semanais com, no máximo, cinco horas diárias, incluído descanso de 15 minutos.

O projeto já foi discutido em audiências públicas e aprovado pelas comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Na CAS, onde receberá decisão terminativa, a proposta foi aprovada na forma de substitutivo, o que exige a votação em turno suplementar. Depois de aprovada na nesta comissão, a matéria será enviada à Câmara dos Deputados.
Fonte: AVG Brasil
▲ Topo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erro durante instalação do Windows 7: O Windows não pôde definir informações de localidade offline.

Ambiente: Instalação do Sistema Operacional Windows 7 Home Basic, Starter, Professional, Home Premium; Problema: Aparece a mensagem: "O Windows não pôde definir informações de localidade offline. Código do erro:0×80000001" Possiveis Soluções: Instalar os sistemas acima citados no idioma inglês; Caso, continue aparecendo o erro, instalar o Windows 7 Ultimate em português, no qual não apresentará nenhum problema, caso persista o erro, instalar o Ultimate em inglês. A última solução é a substituição da mídia de Instalação. ▲ Topo

Desligando o Windows pela Linha de Comando (Prompt de Comando)

Talvez poucas pessoas sabem, mais podemos desligar ou reiniciar o computador simplesmente pela linha de comando, através do Prompt do Windows. Além disso, você pode agendar o windows para fazer o desligamento na hora programada. Isto tudo devido a um utilitário nativo do windows chamado Shutdown.exe. Vamos entender isso. Primeiro conheceremos as opções do shutdown: -l Exibir interface GUI; deve ser a primeira opção -s Desligar o computador -r Reiniciar o computador -a Anular desligamento do sistema -m \\computername Computador remoto a ser desligado/reiniciado/anulado -t xx Definir tempo limite para desligamento como xx segundos -c “comment” Comentário sobre desligamento (máximo de 127 caracteres) -f Força o encerramento da execução de aplicativos sem avisar -d [u][p]:xx:yy Código de razão para o desligamento u é o código de usuário p é um código de desligamento planejado xx é o código de razão principal (número inteiro positivo menor que 256) yy é

REFLEXÃO: Perdão e Misericórdia

Como conseguimos viver com mau-humor, rancores e raivas em nossos corações? Que Cristões somos nós? Diante de tantas situações que observo e hoje sendo um dos últimos dias do ano, venho fazer essa reflexão, já que estamos vivendo um período de renovação e reflexão interior, o natal nos trás isso e a virada de ano novos Sonhos, novas expectativas e novas esperanças. Mas, como estamos buscando isso? Eu sei como é difícil quando alguém nos faz mal, sobe nossa temperatura, nos descontrolamos e temos aquele momento de raiva ou aquele período de tristeza pelo o acontecido, mas uma coisa que louvo a Deus por ter em mim é que eu busco me sentir bem com o meu próximo, com meu irmão. É perdoar e pedir perdão (mesmo considerando está certo). Poderíamos escrever milhares de linhas sobre esse assunto, podemos dizer várias opiniões sobre isso e você deve ter a sua. Mas, a reflexão deste fim de ano aqui é como perdoar o irmão e viver com o coração limpo e sem ressentimentos? Não é fácil (e difi